segunda-feira, 24 de outubro de 2011

PAN CONTINUA

A seleção brasileira feminina de basquete não está mais na briga pela medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Em jogo decidido apenas no último segundo, a equipe foi derrotada na semifinal nesta segunda-feira por Porto Rico pelo placar de 69 a 68 e terá que se contentar com a disputa pela medalha de bronze.
Leia também: Jogadora de Porto Rico confiava em vitória sobre o Brasil no basquete feminino
A surpreendente derrota brasileira resgata um fantasma da seleção masculina nos últimos anos, já que o país caribenho protagonizou algumas das derrotas brasileiras mais doloridas em torneios como o Pré-Olímpico. Até esta segunda-feira, porém, o time feminino estava imune a esse oponente.
Veja o calendário dos Jogos Pan-Americanos
Com 16 pontos, a ala Silvia Valente foi a cestinha do Brasil no jogo. A pivô Damiris Amaral contribuiu com 15 pontos e sete rebotes. A ala-armadora Iziane Marques registrou 14 pontos e sete rebotes, mas ficou no banco de reservas durante toda a segunda metade. Já a pivô Erika de Souza se destacou nos rebotes, com os 15 que apanhou. Em contrapartida, fez apenas dois pontos ao acertar somente um arremesso em 12 tentados.
A principal responsável pela vitória de Porto Rico foi Jazmine Sepulveda, dona de 22 pontos e três rebotes. Carla Escalera e Carla Cortijo colaboraram com 17 e 12 pontos, respectivamente.
Leia também: Brasileiras admitiam que só perderiam o ouro em caso de desastre
“Não dá para tirar o mérito de Porto Rico, que fez uma grande partida. Foi o primeiro time que conseguiu marcar 70 pontos contra nós (na verdade, o placar das caribenhas foi 69), e nós não conseguimos encaixar a nossa defesa. É claro que os erros no ataque também influenciaram. Agora é levantar a cabeça e lutar pelo bronze”, disse o treinador Enio Vecchi à TV Record após o jogo.
Confira o quadro de medalhas do Pan
No início da competição, as brasileiras admitiram que só perderiam a medalha de ouro no Pan em caso de desastre. Perguntada após o jogo se a equipe entrou de salto alto, a ala Palmira Marçal respondeu: "Não, não foi isso. O que eu acho é que elas entraram com uma motivação extra em quadra, o que acabou nos faltando".
O jogo
No começo do confronto, o Brasil rapidamente abriu dois dígitos de vantagem sobre o adversário e dava a impressão de que carimbaria o passaporte à final sem dificuldade. O ritmo avassalador, porém, logo passou. O ataque brasileiro entrou em pane e ficou os últimos cinco minutos do primeiro quarto sem acertar um único arremesso de quadra sequer.
Leia também: Sílvia Gustavo dizia que Brasil era o time a ser batido no Pan

Brasileiras choram derrota para Porto Rico - Foto: Reuters
1/9
As portorriquenhas souberam se aproveitar da situação e conseguiram baixar a desvantagem para apenas quatro pontos ao final do período inicial: 17 a 13. No quarto seguinte, elas não só mantiveram a partida equilibrada como conseguiram passar à frente no marcador em determinados momentos.
O Brasil se ajustou na reta final da primeira metade e reconquistou a vantagem no placar, chegando ao intervalo vencendo por 40 a 35. Mas o time voltou a mostrar instabilidade no retorno para a segunda metade e permitiu novamente a virada do adversário. O terceiro quarto terminou com Porto Rico quatro pontos à frente: 56 a 52.
As duas equipes se alternaram bastante no marcador durante os dez minutos finais, tornando imprevisível a definição do vencedor do confronto. O Brasil chegou à ultima posse de bola do jogo perdendo por 69 a 68, mas teve a chance de realizar o ataque derradeiro e, assim, passar à frente.
No entanto, nem Damiris, com um arremesso de média distância, nem Erika, com a tentativa de um tapinha, conseguiram fazer com que a bola entrasse na cesta, decretando assim a derrota e a eliminação brasileira no Pan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário